segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Série Plantas que Enfeitam 3 - Violetas

Como cuidar das violetas

Esta é de minha casa... na cozinha e também tenho na janela de meu quarto.
Olha aqui os botõezinhos... se cuidarmos teremos sempre assim!

Este é o fertilizante que uso...




As violetas trazem alegria a qualquer ambiente e é muito fácil de cuidar.

Quando compramos as violetas geralmente elas vem em vasinhos plásticos, podemos mante-las assim e colocar em um cachepô. Só que elas preferem os vasinhos de barro, pois eles absorvem o excesso de água.

Para a rega é preciso cuidado, pois a mesma não gosta de muita água, pode apodrecer a raiz e também um outro cuidado é não molhar as folhas. A água também deve ser filtrada ou deixar a água em uma vasilha de um dia para outro para que o cloro seja amenizado. Pode ser fervida também é só deixar esfriar e regar. No inverno uma vez por semana e no verão duas vezes.

O ambiente ideal para as violetas é com muita luz, mas o sol direto é prejudicial.

Se quiser ter violetas sempre floridas deve usar fertilizantes específicos, pode variar alternando com farinha de osso e húmus de minhoca.

Se quiser fazer mudas é muito fácil é só retirar uma folha sadia e enterrar em um vasinho com terra com boa qualidade e regar. Após alguns dias terá uma nova plantinha.

E quando quiser mudar de vaso e esse vaso for de barro é bom mergulha-lo em um balde com água deixando algumas horas para que quando colocar sua flor o vaso não absorva toda umidade e também não plante muito fundo.


18 comentários:

chica disse...

Lindas e bem cuidadinhas.Adoro!beijos,chica e ótima semana!

Dulceh Franzen disse...

Oi Graça
Por pura incompetência, ja matei muitas violetas...rsrss
Agora é que estou cuidando um pouquinho melhor das minhas plantinhas.
Linda semaninha para voccc...bjinhos

none disse...

Olha sooo.tenho sempre violetas em casa,mas não sabia cuidar direito,acho que vou comprar o fertilizante,a minha eu estava aguando dia sim dia não...vou cuidar da minha plantinha.Mas a que anda me preocupando mesmo e minha Camelia,ela esta tão feinha,sem folhas,seca,esta também com uns bichinhos que deixam suas folhas enferrujadas,eu comecei a tirar nas folhas novinhas,uma a uma...levo uma boa de uma meia-hora,deve haver um remedio...conhce algum?
Deusa
vasinhos coloridos

Ilaine disse...

Amiga! Obrigada pelas dicas. Eu adoro violetas. É uma flor delicada e linda, mas requer seus cuidados.

Querida, obrigada pelo carinho em meu blog. Suas visitas é motivo de felicidade para mim. Tenha lindos dias! Beijo

Charles Canela disse...

vai ver até que tem muita semelhança com elas...bela, perfumada, sensivel e encantadora, uai...rss...ótimo passar por aqui ..bom domingo, nova amiga!

lenalima disse...

Olá!
achei você lá no blog croche lilás
eu também amo a natureza!
já estou ficando.
abraço!!!

Eva disse...

Graça, adorei teu post, adoro o compartilhamento de coisas que as pessoas aprendem e vão repassando, eu amo flores, mas não entendo muito, gostaria de saber cuidar de todas elas, vou me informando para aprender, tuas flores são super saudáveis e viçosas, elas até sorriem quando alguém sabe como cuidar, né? hehe, bjos, querida, um feriado tranquilo com tudo de bom prá vc.

Eva disse...

Oi amada, que maravilhas, quem ama cuida e quem é amado responde amorosamente, também, adoooro tuas dicas. Amiga querida, não vi se vc tem meu blog na lateral, é a forma que faço por estar por dentro das atualizações dos blogs amigos, vou ver se já tenho o teu, vou colocá-lo na lateral do blog, caso não estiver, tenho tantos que não guardo na memória... sempre confiro, bjinhos, bom dia, querida.

Unknown disse...

Oi Graça querida
Que lindo blog!
Amo as plantas e vou aprender muito com você aqui!
Beijinhos

Graça Tristão disse...

Monica, grata pelo carinho...
Filhos nossas paixões e nossas vidas!
Todas lindas e cheias de charme...
Paz e Luz em teu coração
Bjcas
Graça

Unknown disse...

Olá Graça

Eu sou Kinha, vim conhecer seu espaço, gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

Vc quer ganhar uma bolsa ou carteira Tommy Hilfiger ou um cinto Michael Kors e mais 5 premios? Então visite o blog e faça a sua inscrição para o grande SORTEIO INTERNACIONAL de Aniversário.

Bjoooooooooo.....................
www.amigadamoda1.com

Graça Tristão disse...

(Kinha)Grata pela visitinha e carinho lá no blog... sou sua seguidora.
Paz e Luz em teu coração
Bjcas
Graça

Sônia Pachelle disse...

Olá Graça,

Adoro plantas, e já tive muitas, morei em uma casa enorme, com quintal enorme, onde cultivei flores de várias espécies, hortensias, orquideas, violetas, flores de maio, geraneos, rosas das mais variadas cores, e muitas samambaias.

Dai deu a louca na mh cabeça, acabei me separando do marido, e acabei trancada num apartamento, onde fiquei doente depressiva, depois bipolar, e agora, estou com serios problemas nas articulaçoes do quadril, e nos pés.

Está muito dificil, até deixei um pouco de lado o blog.

Continua com essas lindas flores, e as dicas de como fazer mudas. As pessoas não sabem coisas sobre plantas. Geralmente perdem por não saber cuidar.

beijos, sonia.

Graça Tristão disse...

Sonia, adoro flores, animais, minha casa é grande com quintal grande também... me dedico um tempo para cuidar de minhas flores, acho que isso me conforta, sinto uma paz interior... tenta colocar umas flores em seu apê como as suculentas ou outras que são de sombra, coloca no parapeito de suas janelas, tenho certeza que elas irão trazer alegrias na sua vida...
Paz e Luz em teu coração
Bjcas
Graça

Unknown disse...

Oi Graça querida
Eu amo violetas !Que bom que nos ensinou a cuidar delas!
Beijinhos

Ellen Monna disse...

OI !!! GRAÇA acabei de achar este seu outro blog !!1 que bonito !!! eu amo a natureza e não podia deixar de ficar aqui tb !!!! bjossssssss boa semana!!!

Graça Tristão disse...

Amigas , ando em falta com vocês... ando postando só no "Arte e Mimos"... vou atualizar as publicações aqui...
Paz e Luz e grata pelo carinho de todas vocês...
Bjcas
Graça

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
As violetas têm o seu lugar.. de todas as cores eu gosto...
Atualmente tenho poucas plantinhas... mas tive já muitas...
Bjm de paz

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!