quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Série Plantas que Enfeitam 2 - Flor de Maio

Nome Popular: Flor-de maio, cacto-de-natal, cacto-da-páscoa, flor-de-seda

Nome Científico: Schlumbergera truncata

Sinonímia: Epiphyllum truncatum, Zygocactus truncatus

Família: Cactaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Brasil

Ciclo de Vida: Perene

Observações: Planta herbácea, com 30 a 60 cm de altura. O caule é formado por artículos suculentos, que não possuem espinhos.

Suas flores se encontram nas extremidades dos artículos, podendo ser amareladas, róseas, vermelhas, brancas e levemente mescladas, formando-se no período do outono-inverno. Suas flores são bastante visitadas por beija-flores.

Cultivo: Cultivada em vasos mantidos sob proteção ou em locais à meia-sombra, com terra rica em matéria orgânica, permeável e irrigada a intervalos.

Multiplica-se por sementes, mas comercialmente é multiplicada por meio de estacas e enxertia dos artículos em porta-enxertos apropriados.

DICAS: Quando for comprar uma flor, procure comprar vasos com as flores semi-abertas, isto é quando ainda tiver botões, assim terá a flor por mais tempo colorindo sua casa. As plantas floriferas precisam de bastante luminosidade para que permaneçam bonitas, deixe seus vasos próximos as janelas.

Mudas: Pegue a cápsula que aparece na extremidade do caule de uma planta adulta ao abrir irá verificar espécie de uma geléia com inúmeras sementinhas. Pegue um vasinho pequeno, um pedaço de xaxim e espalhe esta gosma com as sementinhas nele. Mantenha sempre o xaxim úmido.

Dicas:
- Cortar uma garrafa pet transparente e encaixar na boca deste vaso para formar uma estufa. Logo irão aparecer as mudinhas da flor-de-maio, espere elas crescerem o suficiente e faça então o transplante para vasos individuais. (Achei esta dica do Mário uma jóia, não sabia desta dica.)
- A planta não tolera luz do sol direta, mas gostam de muita luz.
- Excesso de água, mata a planta, causa podridão, portanto, coloque água moderada, é permitido secar entre as regas.
- Quando soltar o botão, evitar mudanças de ambiente.




Cada gominho deste é uma mudinha, basta que tire e coloque em uma boa mistura em um vasinho pequeno e faça como sugeriu o Mário coloque uma garrafa pet cortada, é só esperar que fique mais forte para mudar para um vaso ( eu prefiro os de fibra de coco como estes das fotos, eu paguei R$ 19,00)


2 comentários:

chica disse...

São lindas!Belas fotos!beijos,chica

Charles Canela disse...

sempre achei de bom caráter e muita humana as pessoas que gostam de plantas e animais....não tenho dúvida que estou certo....boa semana e muita paz

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!