quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

HIBISCO - SOLO - CLIMA


Com flores de formas exuberantes e belas cores, a planta tem bom mercado no varejo de ornamentais e porte para servir de cerca viva.
Embora não tolere geadas, o plantio se espalhou por todas as regiões do país. Mas é no Sudeste que predomina a produção. O hibisco se dá bem até em áreas litorâneas, mas deve-se evitar muita proximidade com o mar. Partículas de sal carregadas pelo vento danificam as folhas e flores.

Suas várias espécies, sempre exuberantes, com folhas estreitas ou largas e flores de diferentes cores e tamanhos, são apreciadas no varejo de plantas ornamentais. Apesar de o cultivo não ser considerado um investimento com retorno rápido, o mercado vem dando sinais de interesse cada vez maior pelo hibisco. Além da beleza, a planta é rústica, apresenta crescimento rápido e pode ser produzida o ano inteiro.

De textura lenhosa e fibrosa, a planta pode chegar a atingir de três a cinco metros de altura, o que a qualifica para ser utilizada como cerca viva. Isolado ou em conjuntos, o hibisco também tem efeito decorativo em jardins de residências, espaços públicos, propriedades rurais e até em vasos em ambientes internos. Mas é bom lembrar da importância da luminosidade para o florescimento.

Pertencente à família Malvaceae, o hibisco se divide por centenas de espécies. Os brasileiros são mais familiarizados com o Hibiscus rosa-sinensis L., conhecido por graxa-de-estudante, mimo-de-vênus, hibisco-da-china e hibisco-tropical. Também chamado por nomes populares como vinagreira, quiabo-azedo e groselha, o Hibiscus sabdariffa L. é outra variedade comum por aqui. Suas flores e folhas podem ser usadas em geleias e chás.

RAIO X
SOLO: fértil, enriquecido com matéria orgânica e adubações periódicas
CLIMA: tropical e subtropical
ÁREA MÍNIMA: pode ser plantado em vasos ou jardineiras, desde que tenha 40 centímetros de profundidade
FLORESCIMENTO: de seis a oito meses após feito o enxerto
CUSTO: R$ 16 o preço da planta
MÃOS À OBRA


3 comentários:

soninha disse...

Acho linda esta flor! Aqui em casa tinha da vermelha e da amarela mas apareceu pulgão e devastou tudo.fiquei com pena porque tive que cortá-las.bjs;

Graça Tristão disse...

SONINHA EU ADORO HIBISCOS... É UMA PENA TER ACONTECIDO ISSO!
PAZ E LUZ NO SEU CORAÇÃO...
BJS
GRAÇA

Jean Ortiz disse...

Olá!Graça
Eu amo a natureza!! ganho minha vida
trabalhando com a natureza.Sou paisagista ,tenho meu blog com minhas plantas da onde trabalho e da minha casa também. Vou deixar meu endereço
lidiaortizsiqueira.blogspot.com
Espero sua visita.Um abraço

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!