sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Lichia, você ainda não provou?

Não sabe o que esta perdendo... é muito saborosa, sua polpa é branquinha, docinha, suculenta e no finalzinho tem um sabor que pega... No nosso sítio temos alguns pés dessa fruta, ela só tem carga no final de ano sendo assim temos que aproveitar, ainda é época, corre ao mercado para comprar... quanto ao preço sei que é "salgado"... mas o sabor supera...
Trouxe algumas informações para quem ainda não conhece e ainda não provou...





As menores tem uma polpa mais suculenta e sua semente bem pequena, reparem nas fotos...
quando temos sorte... o paladar agradece a gostosura...




Lichia: a fruta do momento

A lichia é uma fruta pouco difundida entre os brasileiros e com alto poder antioxidante e benéfico ao organismo. Energética, com aceitável teor de proteí­na, possui também baixa quantidade de calorias e rica em água, fibras, vitaminas do complexo B e C, sódio e potássio.

Recente estudo publicado no Journal of Functional Foods mostrou que a lichia é capaz de reduzir a gordura abdominal em pessoas com síndrome metabólica. Após 10 semanas de estudo, além de perdas na circunferência da cintura e da gordura abdominal, melhorias na resistência à insulina foram registradas naqueles que receberam extrato de lichia em comparação aos que receberam placebo. Acompanhando estas alterações observou-se também um aumento dos níveis sanguíneos de adiponectina, hormônio que regula uma série de processos metabólicos e que combate fatores de risco associados à obesidade.

Este estudo, mesmo em um período curto de tempo e baixo número de pessoas voluntárias, demonstrou diferenças: aqueles que receberam o extrato de lichia perderam 15% de gordura abdominal, bem como cerca de 3 cm na circunferência da cintura, comparados aos que receberam placebo. Sendo interessante a pesquisa e importante mais estudos para a comprovação do efeito benéfico do alimento.

Neste verão a fruta com sabor leve e adocicado pode ser consumida de várias formas: in natura, sucos, compotas e misturas em bebidas como os chás. Uma sugestão é ingerir pelo menos ao dia 1 copo de chá branco batido com a polpa da lichia, pois desta forma ajudará no aumento do metabolismo e na queima de gorduras no organismo. Não recomendado ingerir a noite devido ao aumento do metabolismo poder causar insônia ou perturbações no sono.

Não se esquecendo que este efeito não é milagroso, ou seja, deve-se ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios. Pois nada irá adiantar consumir a fruta e ter uma alimentação desequilibrada em busca de um corpo perfeito! NÃO é recomendado substituir refeições por esta bebida!!!

Postado por: Isabella Carneiro

Nutricionista da Rede Hortifruti


Texto DAQUI

9 comentários:

Luzia Lira Pedagoga disse...

Lichia, não conhecia essa fruta. Aqui na minha região nunca vi.



Bjos Luzia

Denise Carreiro disse...

As frutas são alimento benéfico. Cada uma delas tem várias coisas q favorecem nossa saúde. Adoro frutas, não passo um dia sem comer uma fruta. Quanto à lichia, já a vi, mas seu preço é muito salgado, portanto, nunca experimentei. Adorei seu blog. Muita paz!

Evanir disse...

Embora tenha que levar sempre
uma cola para visitar você e a todos que amo tanto.
O meu blog para mim é uma benção de Deus na minha
vida.
E nesse mundo gingantesco de blogs amigos
que encontro o carinho que me liberta fazendo
com que eu viage esquecendo por
algum tempo minhas dores fisicas.
Quanto ao meu coração eu deixo para todos vocês cuidar
me sinto forte em cada abraço deixado nos comentários.
Como é bom receber sua visita e compartilhar uma amizade
verdadeira .
Deus abençoe sua semana.
Meu eterno carinho.
Beijos no coração.
Evanir...

Isabelita disse...

Oi Graça.
Lichia pra mim é um dos melhores alimentos que existem, além de deliciosa, é linda antes de ser colhida, pois dá em belos cachos vermelhos, numa fruteira embeleza qualquer mesa, mas é mais linda ainda quando é degustada...ai,ai,ai, não existe nada igual. AMO Lichia!!!!!

bjo.

Sônia Pachelle disse...

Adorei seu blog, descobri o mesmo lá em Minhas Palavras. Parabéns, ele é cheio de informações interessantes.

Abraço

Fê Dutra disse...

Graça já proveia a lichia e recomendo, também. Tem um sabor incrível.
Um beijo

Tabuleiro Chic disse...

Nós ainda não conheciamos esta fruta!!! Aparenta ser boa!!! Beijinhos e apareça no TC, para conferir as novidades!!!

Anônimo disse...

Parabéns por mais este cantinho lindo!!
Vc acredita que experimentei desta frutinha deliciosa não faz muito tempo!!!
Amei , agora é uma das minhas preferidas!

Bjs

Sinval Santos da Silveira disse...

Boa tarde!

Maravilhoso.
Sinval

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!