terça-feira, 1 de junho de 2010

ÓLEO DE COZINHA - RECICLAGEM E CONSCIÊNCIA


Óleo de cozinha e o meio ambiente
O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.

Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:

permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;

se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;

fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

Na próxima seção, veremos as possíveis soluções para que o óleo de cozinha tenha um destino proveitoso.


7 comentários:

Graça Pereira disse...

Fiquei curiosa sobre o tratamento a dar ao óleo de cozinha( embora eu não o use muito). É bom sabermos todas as soluções possíveis.
Boa semana e um beijo
Graça

ESCOLA M. SÃO FRANCISCO DE ASSIS disse...

OI GRAÇA OBRIGADA POR TER NOS VISITADO TAMBÉM . SOMOS SUA VISITANTE CONSTANTE POIS TEMOS AULA DE MEIO AMBIENTE E USAMOS MUITO SUAS POSTAGENS. MUITO LEGAL. ABRAÇÃO. GRAÇA MACEDO

*Isis* disse...

Amiga, achei muito legal essa tua dica. Amei esse teu novo cantinho.
Beijão minha linda!
Com carinho.

Beatriz Prestes disse...

Obrigada por mais este texto!
Teu trabalho em prol do planeta é maravilhoso minha amiga!
Amo este teu blog!
Beijo carinhoso
Bea

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Um bom São João, festivo e alegre.
Beijocas
Graça

sil disse...

Oi Graça,estou aqui para te parabenizar pelo blog, por defender a natureza e consequentemente amar o planeta, juntos venceremos não é mesmo? (pelo menos tentamos).

Um abração!!!

Maria José disse...

Graça, minha amiga. Que post maravilhoso. Precisamos mesmo saber desses detalhes e os praticarmos na vida diária, em prol do planeta. Grande iniciativa. Beijos.

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!