terça-feira, 1 de junho de 2010

ÓLEO DE COZINHA - RECICLAGEM E CONSCIÊNCIA


Óleo de cozinha e o meio ambiente
O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.

Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:

permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;

se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;

fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

Na próxima seção, veremos as possíveis soluções para que o óleo de cozinha tenha um destino proveitoso.


7 comentários:

Graça Pereira disse...

Fiquei curiosa sobre o tratamento a dar ao óleo de cozinha( embora eu não o use muito). É bom sabermos todas as soluções possíveis.
Boa semana e um beijo
Graça

ESCOLA M. SÃO FRANCISCO DE ASSIS disse...

OI GRAÇA OBRIGADA POR TER NOS VISITADO TAMBÉM . SOMOS SUA VISITANTE CONSTANTE POIS TEMOS AULA DE MEIO AMBIENTE E USAMOS MUITO SUAS POSTAGENS. MUITO LEGAL. ABRAÇÃO. GRAÇA MACEDO

Freud Explica disse...

Amiga, achei muito legal essa tua dica. Amei esse teu novo cantinho.
Beijão minha linda!
Com carinho.

Beatriz Prestes disse...

Obrigada por mais este texto!
Teu trabalho em prol do planeta é maravilhoso minha amiga!
Amo este teu blog!
Beijo carinhoso
Bea

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Um bom São João, festivo e alegre.
Beijocas
Graça

sil disse...

Oi Graça,estou aqui para te parabenizar pelo blog, por defender a natureza e consequentemente amar o planeta, juntos venceremos não é mesmo? (pelo menos tentamos).

Um abração!!!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Graça, minha amiga. Que post maravilhoso. Precisamos mesmo saber desses detalhes e os praticarmos na vida diária, em prol do planeta. Grande iniciativa. Beijos.

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!