quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MUNICÍPIO DE GILBUÉS - PIAUÍ




A Representação do IICA no Brasil (RIB) produziu um vídeo sobre o processo de desertificação no município de Gilbués, localizado no sul do Piauí, Nordeste do Brasil.

O documentário é um testemunho dramático da degradação ambiental, mas também do envolvimento da comunidade na busca por formas sustentáveis de convívio com o meio ambiente. A mensagem passada é de que uma solução é possível e só depende de vontade política e da mobilização da sociedade.

A proposta do filme é mostrar que iniciativas por vezes simples, como uso de plantio em nível, e investimentos como o Projeto Brotar Gilbués, desenvolvido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) através do Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca na América do Sul, podem transformar a situação econômica e melhorar a qualidade de vida de populações afetadas.
A desertificação implica perda da capacidade produtiva das terras e vem provocando importantes fluxos migratórios para os centros urbanos, agravando problemas sócio-econômicos, como a miséria, o desemprego e a pressão sobre a infra-estrutura.

Projeto Brotar Gilbués
O Projeto tem o intuito de desenvolver 10 oficinas tecnológicas de convivência com a seca, recuperação ambiental e empreendedorismo no Núcleo de Desertificação de Gilbués - PI. A abertura do projeto se deu com a realização da 1ª oficina de Curtume à Seco, desenvolvida na comunidade rural de Vaqueta com a participação da associação de produtores locais, nos dias 19 e 20 de agosto de 2006.
LEIAS MAIS AQUI.

4 comentários:

Graça Pereira disse...

Gracita:
Eu posso lá esquecer a minha homónima? Nem pensar!! E a prova é que já tenho um lindo selinho seu na minha Galeria e virei depois buscar este " Graça com Graça" que acho "engraçado"... Eu faço assim: como me oferecem muitos selinhos (que eu adoro) junto todos e num dia vou buscá-los todos.
Quanto aos teus posts são sempre aulas de Ciência e deves continuar com a tua maestria neste campo que todos nós lucramos com os teus conhecimentos.
Um beijo muito amigo
Graça

Roberta de Souza disse...

Olá Querida!
Seja bem vinda!!!
Que bom que ganhamos mais um elo em nossa corrente!
Fique à vontade e convide seus amigos!
Estou adorando seus blogs, vou seguir todos...rs
Coragem ein!
Mal consigo lidar com um!rs

Beijinhos!
Beta

Graça Tristão disse...

GRAÇA ME DESCULPE POR NÃO TER RESPONDIDO ONTEM...AGRADEÇO SUAS PALAVRAS E SUA VISITA QUE DEIXA MEU BLOG MAIS COLORIDO COM PALAVRAS QUE ENCANTAM!
PAZ NO SEU CAMINHO...
BJ
GRAÇA

Graça Tristão disse...

AMIGA BETA COM O TEMPO VAI ME CONHECENDO MELHOR E SABERÁS COMO FAÇO E PORQUE TENHO TANTOS BLOGS ASSIM! AGRADEÇO SUA VISITA E POR ME SEGUIRES NO BLOG "NATUREZA QUEM AMA CUIDA"!
PAZ NO SEU CORAÇÃO...
BJ
GRAÇA

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!