quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MANTER O SOLO E A ÁGUA - PIAUÍ


para assegurar nosso futuro comum.

"A desertificação é a degradação do solo em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de diversos fatores, inclusive de variações climáticas e de atividades humanas. A desertificação afeta cerca de um sexto da população da terra, 70 por cento de todas as terras secas, atingindo 3,6 bilhões de hectares, e um quarto da área terrestre total do mundo. O resultado mais evidente da desertificação, em acréscimo à pobreza generalizada, é a degradação de 3,3 bilhões de hectares de pastagens, constituindo 73 por cento da área total dessas terras, caracterizadas por baixo potencial de sustento para homens e animais; o declínio da fertilidade do solo e da estrutura do solo em cerca de 47 por cento das terras secas, que constituem terras marginais de cultivo irrigadas pelas chuvas; e a degradação de terras de cultivo irrigadas artificialmente, atingindo 30 por cento das áreas de terras secas com alta densidade populacional e elevado potencial agrícola."
Segundo a UNCCD (sigla em inglês para Convenção para Combate à Desertificação), estimativas recentes mostram que o número de "deslocados ambientais" varia atualmente entre 17 e 24 milhões de pessoas em todo o mundo, e a previsão é de que esse número poderá aumentar para 200 milhões em 2050.

E se você pensa que as populações que correm maior risco estão muito longe do nosso país, destaco do Ambiente Brasil sobre a desertificação :

No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco. LEIA MAIS AQUI.

2 comentários:

soninha disse...

Um rico texto!Considero estas informações muito importantes, principalmente para quem não conhece o nordeste.bjs

Graça Tristão disse...

É ISSO MESMO SONINHA TER UM BLOG NÃO SIGNIFICA SÓMENTE BRINCAR...PARA ALGUNS SIM!
MAS PODEMOS BRINCAR INFORMANDO ACHO QUE ESSE É O NOSSO PAPEL NA SOCIEDADE...O SEU BLOG TEM TUDO QUE ACABEI DE DIZER!!!
PAZ NO SEU CAMINHO...
BJ
GRAÇA

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!