quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mata Atlântica

Quem AMA cuida


A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ricas em biodiversidade. Esse ecossistema é composto por uma grande variedade de ambientes, indo do litoral ao topo da Serra do Mar e desde o sul ao nordeste do país como: Floresta Ombrófila Densa ou Mata de Encosta; Floresta Estacional Semidecidual ou Matas de Interior; Floresta Ombrófila Mista ou Mata de Araucária; Restinga; Mangue; Praia e Duna.

Cobria uma área de aproximadamente 1,29 milhão de Km2, em 17 estados brasileiros, ocupando cerca de 15% do território nacional. Hoje suas áreas de remanescentes representam menos de 8% desse total. A devastação da Mata Atlântica está ligada diretamente à história do Brasil. Os impactos de diferentes ciclos de exploração, a concentração das maiores cidades e dos núcleos industriais e também a grande pressão antrópica, devido à alta densidade demográfica, contribuíram para sua acelerada redução. A região de ocorrência abriga 112 milhões de pessoas ou 71% população do país e os maiores cidades e complexos industriais




Uma das cinco regiões, conhecidas como hotspots, prioritárias para a conservação de biodiversidade em todo o mundo. Estas regiões abrigam 60% da vida do planeta, ao mesmo tempo em que possuem 75% ou mais de sua vegetação original destruída.




Essa diversidade biológica confere à Mata Atlântica um lugar de destaque entre os mais importantes e ameaçados biomas do planeta. Com um grande número de espécies endêmicas, ou seja, espécies de fauna e flora que só ocorrem em uma determinada área. Das 20 mil espécies de plantas que abriga, oito mil são endêmicas. Das 1.800 espécies de mamíferos, répteis, anfíbios e aves, 390 são endêmicas. Dentre as 202 espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção, 171 ocorrem na Mata Atlântica. Abriga 24 espécies e subespécies de primatas, distribuídas em seis gêneros, sendo dois endêmicos, Leontopithecus e Brachyteles.

Nenhum comentário:

Vou te visitar!

AMIGOS DA NATUREZA!